Conselho de Usuários do IFSC está com inscrições abertas até dia 31
Detalhes
A tarefa do conselheiro é avaliar a instituição, auxiliando na melhoria da prestação dos serviços públicos.
Até o final de julho, qualquer pessoa que utilize os serviços do IFSC pode se voluntariar para ser conselheiro. As atividades são totalmente virtuais e consistem em responder às enquetes que avaliam os serviços, assim como registrar sugestões que visam à melhoria da prestação dos serviços e da gestão do IFSC.
As consultas possuem prazo para registrar as respostas e sugestões, os Conselheiros serão informados pelo sistema e deverão avaliar as atividades no período fixado. Já quanto às ideias de aprimoramento, é possível inscrevê-las a qualquer momento no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos.
Ádila Márcia Antunes da Rosa, Ouvidora do IFSC, explica que o Conselho de Usuários de um Serviço Público é o conjunto de voluntários que se inscreveram na plataforma virtual, e tem como tarefa auxiliar na melhoria dos serviços prestados de duas formas principais: (i) na resposta a consultas formuladas pelo gestor do serviço e pela ouvidoria e (ii) na proposição de ideias para melhorar os serviços, as quais poderão ser comentadas e apoiadas pelos demais conselheiros. “A plataforma também traz a possibilidade de que qualquer pessoa, seja ela agente público ou cidadão, produza as suas próprias pesquisas de forma simples, eficiente e totalmente gratuita. Basta que esta pesquisa esteja devidamente associada a algum serviço público”, complementa.
Os Conselhos de Usuários de Serviços Públicos são uma nova forma de participação direta na avaliação e melhoria dos serviços públicos. Eles são formados por usuários que se voluntariam para serem avaliadores de serviços. São totalmente virtuais, e funcionam por meio de uma plataforma que foi desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), de forma a facilitar a participação.O Conselho de Usuários é uma ferramenta que ajuda o cidadão a avaliar os serviços e expor as suas ideias diretamente às ouvidorias e aos gestores de serviços.
Quem não quer fazer parte do Conselho, mas gostaria de dar sua opinião, pode acessar a Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos, cadastrar-se e participar das enquetes já disponíveis na página ou sugerir melhorias para vários dos serviços públicos disponíveis no país. Outra maneira de participar é por meio da Ouvidoria. Ela é um canal para apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Saiba mais sobre a atuação da Ouvidoria e como entrar em contato neste post do Blog do IFSC.
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