A 2ª edição do curso Fazer Extensionista aconteceu entre os dias 01 de junho e 22 de julho. O curso serviu como forma de orientação à comunidade acadêmica sobre as atividades de extensão, com foco na proposição pelos discentes de ações que visam resolver problemas por eles identificados. Ao final, os participantes apresentaram os resultados das ações como forma de consolidar o aprendizado.

O professor Fábio Machado da Silva, do Câmpus Chapecó, ressalta a importância do curso no processo de aprendizagem e formação cidadã, especialmente para quem nunca participou de um projeto de extensão, visto que é “uma forma dos estudantes aplicarem os conhecimentos das disciplinas que estão cursando no desenvolvimento de uma ideia/projeto em prol de uma necessidade da comunidade. Além disso, eles aprendem a executar as atividades em equipe, cumprindo os desafios do curso”.

A Diretora de Extensão, Letícia Cunico, explica que nesta edição participaram 12 equipes e o total de 64 participantes da comunidade interna e 18 da comunidade externa. Letícia salienta a participação de convidados especiais que trouxeram experiências e informações pertinentes, além dos desafios que foram propostos às equipes durante o curso. Confira o balanço geral do curso feito pela professora:

Vinícius Pacheco, aluno do curso técnico em eletromecânica e bolsista da Diretoria de Extensão, ressalta que percebeu uma melhoria nos resultados finais dos projetos em relação a edição do ano passado, observado pela satisfação demonstrada pelos participantes. “Nossa equipe se importa com a inclusão e o curso é aberto a todos. Este ano tivemos uma participante surda. E com o apoio de intérpretes nos encontros síncronos e bolsistas para a produção de legendas nos materiais audiovisuais, pudemos atender essa participante”, finaliza.

Fábio comenta que o curso animou os estudantes, “No caso da equipe que orientei, os estudantes ainda não tinham participado de projetos de extensão e quase não conheceram o IFSC (presencialmente) por conta da pandemia, então o curso também deu um certo ânimo para os estudantes no sentido de fazer algo diferente”. Durante o curso, a equipe orientada por ele organizou um questionário online sobre os problemas dos bairros de Chapecó. A partir das respostas os alunos identificaram o problema do descarte inadequado de resíduos urbanos que causava o entupimento dos bueiros.

-> Você é docente e atua com projetos de extensão? Acesse o material utilizado no curso clicando aqui.

Protagonismo Discente
O curso faz parte das iniciativas do Protagonismo Discente, um edital lançado pelo IFSC que busca selecionar os projetos idealizados pelos nossos alunos para resolver um problema na comunidade. O objetivo do projeto é estimular os discentes a observar a realidade, identificar um problema externo ao IFSC, refletir soluções por meio dos conhecimentos curriculares obtidos no seu curso e promover uma intervenção prática, que contribua para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico.

Quer saber mais sobre o Protagonismo Discente? Clique aqui.

Por Mariane Nava | Estagiária de Jornalismo do IFSC