ifsc


Quem já é nosso(a) aluno(a) sabe bem todas as fases que teve que passar para poder dizer #souIFSC. Desde o momento em que você decide se inscrever em um curso até iniciar as aulas, temos algumas etapas. Parece complicado, mas não é. O mais importante é você ter vontade de estudar e querer ser nosso(a) aluno(a)

No post de hoje, vamos explicar TODAS as etapas do nosso processo de ingresso, que é a forma pela qual você se torna nosso(a) estudante. Vamos lá?

Quero fazer um curso do IFSC

O primeiro passo para estudar aqui é obviamente querer vir pra cá. Somos suspeitos para dizer 😊, mas temos alguns bons motivos para você querer fazer um curso nosso: 

- todos nossos cursos são gratuitos e de qualidade;
- estamos espalhados em 20 cidades de SC e ainda temos cursos a distância, ou seja, possivelmente conseguimos estar próximo de você (mas não confunda com o IFC, o Instituto Federal Catarinense - apesar de sermos parecidos, somos instituições diferentes);
- fomos considerados o melhor instituto federal do País segundo o Índice Geral de Cursos do MEC de 2019;
- fazendo um curso nosso, você ainda pode participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão e até fazer intercâmbio - são muitas as oportunidades;
- Temos um programa de Assistência Estudantil para os estudantes em vulnerabilidade social, afinal, promover a inclusão faz parte da nossa missão

E tem muito mais, viu? Aliás, acho que podemos fazer um post mais pra frente só com motivos para você estudar aqui. 😉

Bom, se você tem essa vontade, aí precisa escolher um dos nossos cursos. Temos diversos tipos de cursos que atendem desde quem busca uma qualificação rápida até quem quer cursar um curso técnico integrado ao Ensino Médico ou fazer uma graduação ou pós-graduação.

-> Conheça os cursos do IFSC

Cada curso tem seu pré-requisito e é oferecido em determinado câmpus ou a distância. Todas essas informações você encontra no nosso Guia de Cursos.

-> Como posso estudar no IFSC?

Inscrição

Não basta ficar só na vontade, né?

Meme com cachorro tentando alcançar um sanduíche em cima da mesa

Depois que você decide qual curso fazer no IFSC, é preciso se inscrever para concorrer a uma de nossas vagas. A inscrição é o ato de você demonstrar interesse em estudar no IFSC registrando formalmente a sua vontade no curso que deseja. Para isso, quando estivermos com vagas abertas e você quiser participar do processo seletivo, você precisa fazer a sua inscrição.

As inscrições para nossos cursos são feitas pelo Portal de Inscrições no nosso site, ou seja, é tudo de forma on-line.

Imagem mostrando o passo a passo para se inscrever nos cursos do IFSC

Se tiver dúvidas, temos um vídeo explicando como fazer a inscrição.

-> Acesse o Portal de Inscrições para se inscrever em um curso ou acompanhar a sua inscrição    

A inscrição não garante uma vaga, mas sim a sua participação no processo seletivo. Ao fazer a sua inscrição você concorre a uma vaga no curso que escolheu. 

IMPORTANTE: Antes de se inscrever, leia com atenção o edital do processo seletivo do curso que você escolher. É neste documento que você encontrará todo o cronograma de ingresso, além das informações necessárias para saber se pode mesmo fazer esse curso, ou seja, se você atende aos pré-requisitos do curso.

-> Entenda o que é um edital
-> Veja os editais de ingresso do IFSC que estão abertos neste momento

E quando você deve se inscrever? Cada tipo de curso possui um período diferente para inscrição dos interessados em estudar no IFSC. Temos um calendário de inscrições em que você pode acompanhar as datas.

-> Cadastre seu e-mail se quiser ser avisado(a) quando estivermos com inscrições abertas

Depois que efetuar a sua inscrição no nosso site, você se torna oficialmente um(a) candidato(a) a estudar aqui. Salve o comprovante de inscrição que é gerado no Sistema de Ingresso, pois ele reúne informações importantes para você poder acompanhar as próximas etapas do processo seletivo

Processo Seletivo

Como o número de interessados em estudar aqui é maior que o número de vagas que conseguimos ofertar, precisamos fazer um processo seletivo para decidir quem vai ocupar essas vagas. No edital, você vai encontrar a forma de seleção para o curso que você deseja fazer. 

Existem quatro formas de processo seletivo no IFSC:

- Sorteio Público
- Exame de Classificação
-Enem / Sisu
- Análise Documental

A forma de seleção depende do tipo de curso e, às vezes, do câmpus em que ele é ofertado.

No momento, em função da pandemia, não estamos tendo seleção por exame de classificação e a seleção para nossos cursos técnicos está sendo feita toda por sorteio público.

Resultado

No cronograma do edital, você encontrará uma etapa que chama divulgação dos candidatos aprovados em 1ª chamada. Na data indicada, o IFSC divulga quem conquistou a sonhada vaga no curso.

Se um curso oferece 30 vagas, são divulgados os nomes das 30 pessoas que foram sorteadas para as vagas ou, no caso do Sisu ou do Exame de Classificação, que apresentaram as melhores colocações.

Temos uma página só para a divulgação dos resultados

Matrícula 1ª Chamada 

Se o seu nome apareceu na lista da primeira chamada, parabéns! Você está prestes a se tornar nosso(a) aluno(a). Para garantir a sua vaga, você precisa fazer a matrícula no curso. 

-> Inscrição X matrícula: entenda a diferença

A matrícula é o procedimento que garante a sua vaga no IFSC. Ao fazer a matrícula você efetua seu registro no curso para o qual foi selecionado(a) e passa a ser um(a) aluno(a) do IFSC.

Neste momento, em função da pandemia, as matrículas estão sendo feitas de forma on-line. No edital do processo seletivo é indicado um link que direciona a um formulário de matrícula. É preciso clicar no link de acordo com o câmpus para o qual você foi selecionado.

Toda a documentação necessária para a realização do procedimento da matrícula on-line está descrita no edital e deverá ser encaminhada durante o período de matrícula. Para isso, será necessário fazer o upload dos documentos no próprio formulário, o que significa anexar o que for pedido durante o preenchimento do formulário on-line.

Na página de matrículas, você encontra mais detalhes desses documentos bem como modelos de declarações, além de um passo a passo para preencher o formulário.

-> Veja as orientações para matrícula no IFSC

2ª Chamada e Chamadão

Se nem todos os candidatos aprovados na primeira chamada efetuarem sua matrícula, as vagas que sobram podem ser ocupadas pelos candidatos que estão classificados na sequência. É o que chamamos de 2ª chamada. Da mesma forma que na primeira chamada, os candidatos da 2ª chamada devem efetuar a matrícula na data prevista no edital. 

Junto com a 2ª chamada é feito um processo que denominamos Chamadão, em que são chamados mais candidatos (além dos que já possuem vagas garantidas pela 2ª chamada) conforme ordem de classificação para manifestar interesse na vaga. Caso nem todos os candidatos da 2ª chamada se matriculem, aí as vagas que ainda sobrarem após essa etapa são preenchidas pelos candidatos que manifestaram interesse no Chamadão.

-> Entenda de forma detalhada o que é o Chamadão do IFSC

Lista de espera 

Os candidatos convocados no chamadão que enviarem a documentação solicitada (ou seja, que manifestarem interesse na vaga) passam a compor um cadastro de reserva. Esse cadastro de reserva leva em conta a classificação geral do candidato e a sua classificação nas cotas, se for o caso.

Se houver um cancelamento de matrícula por algum aluno ou se algum aprovado na segunda chamada não fizer a matrícula, um novo candidato é chamado para ocupar a vaga com base nesse cadastro de reserva. Usualmente, são chamados os candidatos do cadastro de reserva até 25 dias após o início das aulas. Depois desse prazo, é possível que, caso ainda haja alguma vaga não ocupada, a coordenação do curso chame mais candidatos, mas não é comum.

Resultado dos aprovados e envio de documentação da lista de espera

Os candidatos que compõem o cadastro reversa ou lista de espera encaminham a documentação de matrícula no momento do chamadão, ou seja, caso sejam chamados para ocupar uma vaga, não precisam mais encaminhar documentos, pois já cumpriram essa etapa anteriormente. Assim, quando é divulgada a lista de aprovados em lista de espera, o candidato aprovado deve apenas aguardar o contato do câmpus - que é feito pelo e-mail indicado no formulário de matrícula - confirmando que está tudo certo com a documentação e que você já é nosso(a) aluno(a)! Aí é só esperar o início das aulas :)

Vagas remanescentes

Quando não há mais candidatos na lista de espera do cadastro de reserva e eventualmente sobrar vaga no decorrer do curso, aí essas vagas são chamadas de vagas remanescentes e um edital é feito para organizar o preenchimento dessas vagas sempre na primeira fase do curso e para o semestre em questão. Para essas vagas não há processo seletivo, o preenchimento é por ordem de manifestação de interesse.

Para manifestar interesse, o candidato deverá encaminhar a documentação de matrícula no formulário indicado no edital.

Passo a passo para quem quer estudar no IFSC

Se você chegou até aqui, já entendeu de forma detalhada todas as etapas do nosso processo seletivo. Para facilitar, fizemos um resumo das principais fases:

Imagem como etapas para se tornar um aluno do IFSC

.

Horário de funcionamento do câmpus Palhoça: das 07h30 às 22h30.  

.

 

portal do IFSC portal do aluno portal de periódicos diálogos com o reitor estude no IFSC

2013©Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus Palhoça Bilíngue  |  | | YouTube | INTRANET

 

Rua João Bernadino da Rosa, 395 - Pedra Branca - Palhoça - SC - CEP 88137-010
CNPJ: 11.402.887/0015-66 | Fone: (48) 3341-9700 | E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Dúvidas sobre cursos envie e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Desenvolvido em Joomla!