Vídeo em LibrasEm reunião realizada em 28 de outubro, o colegiado do câmpus aprovou o acionamento da fase 3 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC para a Covid-19 no Câmpus Palhoça Bilíngue, conforme Resolução n. 06, que estabelece, dentre outras providências, os procedimentos para o retorno parcial às atividades acadêmicas presenciais, respeitando-se o limite de 50% do público total da instituição.

A partir de 10 de novembro, retornarão às atividades presenciais um conjunto de disciplinas de todas as turmas de estudantes dos cursos regulares oferecidos pelo câmpus, e não mais somente das turmas de formandos, como vinha sendo aplicado na fase 2. Os estudantes das referidas disciplinas serão comunicados pela coordenação dos seus cursos, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) ou por telefone. Por isso é importante que mantenham seus cadastrados atualizados.

Os estudantes do primeiro ao penúltimo módulos que estejam trabalhando no turno de seu curso poderão cursar as disciplinas acionadas à presencialidade na modalidade de atividades não presenciais (ANPs) assíncronas [são aquelas atividades que não acontecem em tempo real, com a presença ao vivo de professores e alunos] até o dia 23 de dezembro de 2021. Já os estudantes do último módulo do curso, que têm previsão de conclusão do curso no segundo semestre de 2021, terão essa prerrogativa até 18 de março de 2022, data em que se encerra o segundo semestre letivo de 2021. Em ambos os casos, os estudantes deverão entregar à coordenação de seu curso, uma declaração comprobatória do vínculo empregatício constando o horário de início e término do expediente.

Os estudantes que necessitam utilizar os laboratórios de informática do câmpus, devido à inacessibilidade às tecnologias de informação e comunicação [TIC’s], público esse também contemplado na fase 3, deverão agendar data e horário de acesso ao câmpus, por meio do whatsapp da coordenação do curso que pertence. Os respectivos números podem ser conferidos aqui.

Para as atividades de pesquisa e extensão, enquadradas nos requisitos da fase 3, fica autorizado o retorno de servidores e estudantes extensionistas que necessitam utilizar a estrutura do câmpus. Ficam autorizadas também, as atividades relacionadas aos planos de estudos diferenciados (PEDI), aos atendimentos educacionais especializados (AEE) e aos atendimentos do Laboratório de Tecnologia Assistiva (Labta), desde que com um estudante por sessão.

O retorno de todos os setores administrativos e de apoio ao ensino, para a fase 3, será organizado por meio de escala entre os seus respectivos servidores, sendo os horários divulgados em nosso site posteriormente.

As atividades não presenciais (ANPs) seguem em andamento para os estudantes e as disciplinas não contemplados na fase acionada, até o retorno integral das atividades acadêmicas e administrativas, situação prevista somente na fase 5.

Cuidados e providências a serem tomados pelos públicos que irão frequentar o câmpus

Aos alunos e servidores que irão frequentar as dependências do câmpus na fase 3, bem como em todas as outras fases, será exigido o uso de máscara, o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, a higienização das mãos, dos ambientes e dos pés em tapetes específicos e o uso do álcool em gel.

Outra iniciativa necessária é a realização de capacitação acerca da PSS, que pode ser acessada pelos seguintes links:
-> Clique aqui para acessar o curso para servidores
-> Clique aqui para acessar o curso para estudantes

Para ler na íntegra a PSS do IFSC, os detalhes de cada uma das fases e o Plano de Contingência Local do câmpus, clique aqui.

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC