Vídeo em LibrasEm reunião realizada na tarde desta quarta (13), o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aprovou a oferta de sete novos cursos de graduação. Os novos cursos serão ofertados nos câmpus Araranguá, Canoinhas, Criciúma, Lages, Palhoça Bilíngue, São Miguel do Oeste e Urupema. Seis cursos já serão ofertados a partir do primeiro semestre de 2015 e um a partir do segundo semestre de 2015.

Com exceção de Araranguá, esses são os primeiros cursos de graduação de todos os câmpus. Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, o início da oferta de cursos superiores é um grande passo para a consolidação desses câmpus em suas regiões. “Ampliar a oferta de vagas, agora com cursos de graduação, proporciona a verticalização do ensino aos nossos alunos, além de atender à uma expectativa das comunidades onde esses câmpus estão inseridos”, avalia.

A elaboração do projeto do curso de Engenharia Mecatrônica do Câmpus Criciúma começou em 2010, no início das atividades do câmpus. Em 2011, iniciaram os investimentos em laboratórios e equipamentos, totalizando cerca de R$ 2,5 milhões. Para o diretor-geral do Câmpus Criciúma, Cedenir Buzanelo Spillere, o curso trará mais desenvolvimento para a região. “Nosso curso será o único em um raio de 400km. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado do trabalho. Agradeço a todos os servidores envolvidos na elaboração desse projeto”, comemora.

Confira abaixo a relação dos cursos que serão ofertados a partir de 2015.1:

Câmpus Araranguá

Curso superior de tecnologia em Design de Moda

Câmpus Canoinhas

Curso superior de tecnologia em Alimentos

Câmpus Criciúma

Engenharia Mecatrônica

Duração: 10 semestres

Turno de oferta: integral

Câmpus Lages

Ciências da Computação

Duração: 8 semestres