Estão abertas, até 4 de julho, as inscrições para os cursos de qualificação profissional e de idiomas do IFSC, sendo todos gratuitos e sem cobrança de taxa, com início das aulas a partir de agosto e término em dezembro de 2023. No IFSC Palhoça Bilíngue estão sendo oferecidas 250 vagas, em seis opções de cursos.

Cursos oferecidos

As vagas estão divididas entre os cursos ofertados presencialmente ou a distância, conforme consta em editais específicos.

No caso dos cursos ministrados a distância, as aulas acontecem por meio de ambiente virtual de aprendizagem e os participantes precisam ter acesso a computador ou smartphone com internet.

Qualificação Profissional | edital de ingresso n° 7

- Desenvolvimento de site | presencial
Número de vagas: 35
Dia e turno: quinta-feira, vespertino
Carga horária: 40 horas
Pré-requisitos: ter 15 anos ou mais, ensino médio incompleto e conhecimentos básicos em informática

- Teatro Bilíngue (Libras-Português) | presencial
Número de vagas: 20
Dia e turno: quinta-feira, noturno
Carga horária: 80 horas
Pré-requisito: ter o ensino fundamental completo

- Tecnologia assistiva com ênfase na educação | presencial
Número de vagas: 40
Dia e turno: segunda-feira, noturno
Carga horária: 40 horas
Pré-requisitos: ser profissional da área da educação

Idiomas | edital de ingresso n° 8

- Inglês | Nível 2 | presencial
Número de vagas: 3
Dia e turno: terça-feira, noturno
Carga horária: 60 horas
Pré-requisitos: ser ouvinte, ter o ensino fundamental completo e aprovação no nível anterior ou no teste de nivelamento disponível neste link https://limesurvey.ifsc.edu.br/index.php/675616?lang=pt-BR

- Libras como segunda língua | Nível 3| presencial
Número de vagas: 10
Dia e turno: segunda-feira, matutino

- Libras como segunda língua | Nível 4 | presencial
Número de vagas: 20
Dia e turno: terça-feira, matutino

- Libras para pessoas surdas | Nível 4 | presencial
Número de vagas: 22
Dia e turno: quarta-feira, noturno
Carga horária: 60 horas
Pré-requisitos: ser surdo, ter o ensino fundamental completo e aprovação no nível anterior ou no teste de nivelamento a ser realizado pessoalmente no primeiro dia de aula

- Libras | Nível 1 | EaD
Número de vagas: 50
Carga horária: 60 horas
Pré-requisitos: ser ouvinte e ter o ensino fundamental completo

- Libras | Níveis 2, 3, 4, 5, 6 | EaD
Número de vagas: 10 em cada um dos níveis
Carga horária: 60 horas

O teste de nivelamento dos cursos de Libras (presenciais e a distância) deve ser feito no seguinte link https://forms.gle/wmtvpfMPoLJyyTP97, assim que o candidato efetivar a sua inscrição.

Como se inscrever e forma de seleção

As inscrições para os cursos devem ser feitas no site do câmpus. A seleção será por meio de sorteio público, realizado em 6 de julho de 2023.

Divulgação dos resultados e procedimentos para matrículas

A lista dos aprovados em primeira chamada e dos candidatos em lista de espera, será divulgada em 7 de julho de 2023, a partir das 18 horas. Todos os convocados (aprovados e em lista de espera) devem enviar a documentação completa solicitada para matrícula, conforme item 6.3 editais 7 [cursos de qualificação profissional] e 8 [cursos de idiomas], via formulário eletrônico, no período de 10 a 17 de julho de 2023.

Os candidatos aprovados que enviarem a documentação no prazo terão assegurado o direito à vaga. Já os candidatos da lista de espera, que enviarem a documentação no prazo, terão garantido apenas a expectativa de direito à vaga, estando suas matrículas condicionadas à existência de vagas e ao atendimento de todos os requisitos legais.

Oferta de cursos em outros câmpus

Além dos cursos oferecidos no IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue, outros câmpus estão com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional e idiomas. Para saber mais acesse os editais 7 [cursos de qualificação profissional] e 8 [cursos de idiomas].

Período de inscrições: até 4 de julho de 2023
Sorteio público: 6 de julho, às 15h30min
Divulgação dos candidatos selecionados em primeira chamada e em lista de espera: 7 de julho, a partir das 18 horas
Matrícula on-line dos candidatos selecionados em primeira chamada e manifestação de interesse na vaga: 10 a 17 de julho de 2023