Estão abertas até 7 de agosto as inscrições para o Ciclo de Formação Continuada: Implantação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências no IFSC. A capacitação de 60h será dirigida paralelamente a servidores e estudantes, com atividades presenciais e a distância, e dará direito a certificação. A oferta ocorre em parceria com o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para se inscrever, os servidores devem acessar a área logada do SIGRH e buscar a oferta clicando em Capacitação -> Turmas -> Consultar abertas. Depois devem localizar o ciclo de formação na lista e clicar na seta verde para efetivar a inscrição. É preciso também se inscrever no Moodle do curso destinado aos servidores.

Já os estudantes devem se inscrever pela plataforma Even3. Para acompanhamento das atividades e certificação, é preciso também fazer a inscrição no Moodle do curso destinado a esse público.

A oferta de formação na temática do assédio e das violências é prevista no artigo 5º da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, ao Assédio Sexual e às Violências no IFSC, aprovada pelo Conselho Superior (Consup) em março deste ano, por meio da Resolução 01/2023. O artigo 8º da resolução também preconiza que toda a comunidade acadêmica compõe a Rede de Prevenção e Enfrentamento a Condutas Assediosas e/ou Violentas na instituição.

As atividades do ciclo de formação vão ocorrer entre 8 de agosto e 14 de novembro, no caso dos servidores, e entre 8 de agosto e 7 de novembro, para os estudantes. Os encontros, sejam presenciais ou on-line, serão quinzenais. As diversas temáticas serão abordadas por integrantes do IEG/UFSC.

Veja a programação:

Servidores

8 de agosto
Aula inaugural: compreendendo as raízes das violências na sociedade contemporânea: poder e assédios
Local: Auditório da Reitoria (presencial); transmissão on-line
Ministrantes: Vera Fátima Gasparetto, Teresa Kleba Lisboa, Renata Lucena Dalmaso e Eliane Juraski Camillo

22 de agosto
Poder, violências e assédios moral e sexual: a questão LGBTQI+
Local: Câmpus São Lourenço do Oeste (presencial), transmissão on-line
Ministrante: Ale Mujica Rodriguez

5 de setembro
A produção de corpos-territórios e a produção da desigualdade e relações de poder