Vídeo em LibrasA uma semana do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) a programação do evento recebeu o reforço de seis novos palestrantes e sofreu alterações. Uma delas é o cancelamento da participação de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba, Raul Castro, e militante do movimento LGBT, por questões de agenda. Também foram realizadas mudanças de horário e local na grade de atividades autogestionadas. Para conferir a programação atualizada, clique aqui.

Na grade oficial de conferências, palestras e debates, a lista de novidades inclui nomes como o de Aléssio Surian, professor da Universidade de Pádua, na Itália, e coordenador da Universidade Popular Urbana (UPU); Renato Peixoto Dagnino, professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Eduardo Davyt, ex-diretor da Universidade do Trabalho do Uruguai, e Carlos Fernando da Silva Ramos, vice-presidente do Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e autor de pesquisas na área de inteligência artificial.

Ramos participará do “Observatório Mundial sobre o Crescimento Global e sua influência no mundo no trabalho” junto com Luciano Toledo, coordenador do Núcleo Estruturante de Política de Inovação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, e Edilene Guimarães, Pró-Reitora de Ensino do IFPE e autora do livro “Política de Ensino Médio e Educação Profissional” .

Entre os novos palestrantes, também estão Cristina Buarque, socióloga que, por oito anos, comandou a secretaria da mulher do Governo de Pernambuco; Araci Catapan, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estudos relacionados à Educação a Distância; e Paulo Gabriel Nacif, atual secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

“São nomes que tornam ainda mais rica a programação do FMEPT 2015. Como é comum em eventos de grande porte, foi preciso fazer algumas mudanças de última hora. Lamentamos a ausência de Mariela Castro, que tem uma história de luta pelo direito à diversidade, mas não temos dúvidas de que teremos debates e discussões bastante proveitosas”, afirmou a presidente da Secretaria Executiva do Fórum, Maria José Melo.

No total, o FMEPT receberá 50 palestrantes nacionais e internacionais que vão debater sobre temáticas relacionadas à Diversidade, Cidadania e Inovação, tema da edição 2015. Além das novidades anunciadas nesta segunda (18/05), a grade oficial do evento contará com a participação de nomes como Frei Betto, Sílvio Meira, Moacir Gadotti e Sílvia Manfredi.

Também são destaque da programação como Wilson Netto, presidente do Conselho Central de Administração do Uruguai, Marti Ford, Diretora da School of Indigenous Education do Red River College (Canadá), Elísio Estanque, sociólogo da Universidade de Coimbra, Beatriz Soto, presidente da associação “Viva la Ciudadanía” (Colômbia) e Oscar Valiente, professor da Universidade Glasgow (Escócia).

Inscrições

Até o dia do evento é possível se inscrever gratuitamente como participante e ter acesso a todas as atividades do FMEPT 2015. Aqueles que tiveram trabalhos aprovados ou que estão envolvidos em atividades autogestionadas também devem efetuar a inscrição previamente pelo site www.fmept.org.