Vídeo em LibrasA posse da nova equipe gestora do IFSC Palhoça Bilíngue foi realizada na tarde da última segunda-feira (01), em cerimônia realizada na própria Instituição. A professora Carmem Cristina Beck assumiu a direção-geral para uma gestão de 4 anos (2016-2019). O chefe de Ensino, Pesquisa e Extensão é o professor Paulo Cesar Machado e a chefe do Departamento de Administração, é a técnica-administrativa Elanir da Rosa, ambos reconduzidos aos cargos. A equipe foi eleita em novembro de 2015, em chapa única, num processo que envolveu também a eleição para a Reitoria do Instituto. Foi a primeira vez que servidores e alunos do IFSC Palhoça Bilíngue participaram desse processo.

O professor Vilmar Silva deixou o cargo de diretor-geral. Em seu discurso de despedida, agradeceu o apoio dos servidores, trabalhadores terceirizados e alunos que contribuíram para a concretização do Câmpus. “Quero agradecer a todos que acreditaram nessa política educacional de inclusão dos surdos”, declarou. Vilmar também destacou o apoio das associações de surdos e da prefeitura de Palhoça. O professor aposentou-se após encerrar seu mandato como primeiro diretor do IFSC Palhoça Bilíngue.

A nova diretora é professora do IFSC desde 2010. Ela destacou que a sua gestão terá o desafio de finalizar o processo de implantação do Câmpus, “o que vai exigir o comprometimento de todos”. Segundo a reitora Maria Clara Kaschny Schneider, “o Câmpus Palhoça Bilíngue é um marco na educação do Brasil, com o ensino bilíngue”.

Além da Reitora e da Pró-reitora de Extensão e Relações Externas, Maria Cláudia de Almeida Castro, estiveram presentes representantes de outros órgãos e instituições: a secretária de educação, Shirlei Nobre Scharf, representando o prefeito de Palhoça, Camilo Martins; a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rosemeri Bartucheski; a coordenadora do Centro de Capacitação, Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez, Patrícia Amaral; a presidente da Associação de Surdos da Grande Florianópolis, Sandra Lúcia Amorim; e o presidente da Associação de Surdos de Palhoça, Rui Zuzza.

Sobre a nova diretora

A professora Carmem Cristina Beck tem 20 anos de experiência em sala de aula no ensino básico e técnico. Até assumir a direção-geral, foi coordenadora de pesquisa e pós-graduação, membra do Colegiado e do Conselho de Gestão do Câmpus e titular do Conselho Superior (Consup) do IFSC. Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Salesiana de Educação Física (1991), especialização em Atividade Física e Saúde pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (2001), mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2007; 2011).