Vídeo em LibrasEm ocasião do início do primeiro semestre de 2016, 92 estudantes, ingressantes dos cursos técnicos em Comunicação Visual (turma de surdos e ouvintes) e Tradução e Interpretação de Libras, foram recepcionados na tarde desta segunda-feira (21) pelos servidores e receberam informações sobre o funcionamento da instituição. A programação envolveu uma apresentação do câmpus, com a intenção de mostrar aos novos alunos o que significa estar numa instituição bilíngue (Libras / Português). O evento contou ainda com a apresentação de técnico-administrativos e docentes, além de uma visita orientada para conhecimento da estrutura.

Jader Sampaio Cardoso, 24 anos, de Palhoça, era um dos estudantes presentes na recepção. Ele ingressou no curso técnico subsequente de Tradução e Interpretação de Libras, e comentou que optou pela área em razão da carência desse profissional na sociedade, que considera de suma importância para auxiliar na socialização dos surdos. Jader também é estudante de Direito, e espera no futuro articular essas duas áreas em benefício dessa causa.

Já Denis dos Santos Marcelino, de 14 anos, aluno do curso técnico integrado de Comunicação Visual, declarou que escolheu a instituição pelo fato de o curso aliar a possibilidade de juntar o ensino médio com a parte profissionalizante ao mesmo tempo, pois “acho que é uma área que tem bastante futuro”. E sobre o evento de recepção comentou: “foi bem legal porque a escola promove não só o aprendizado da Língua Portuguesa, mas também da Libras, que pode ser um diferencial no meu currículo no futuro”, constatou Denis.