Estudantes e ex-alunos do IFSC podem se inscrever para o processo de escolha de seus representantes em dois órgãos colegiados da instituição: o Conselho Superior (Consup) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA - nesse caso, com vagas apenas para quem é aluno do Instituto Federal atualmente). A inscrição para os atuais alunos vai até 15 de maio e, para os egressos, até o dia 24 do mesmo mês. O mandato para todos os cargos é de dois anos, indo de julho de 2016 a junho de 2018.

Os estudantes vão eleger cinco representantes titulares e cinco suplentes para o Consup (foto) e três titulares e três suplentes para a CPA. As inscrições devem ser feitas com o envio de documentos exigidos no item 5 da Resolução 15/2016 do Consup, que regulamenta o processo eleitoral, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Podem se candidatar alunos matriculados em cursos regulares do IFSC e que tenham pelo menos 18 anos completos até a data da inscrição, para quem for candidato ao Consup, ou 16 anos, para quem quiser concorrer a uma vaga na CPA. A definição de titulares e suplentes será feita por ordem de votação. No entanto, não pode haver dois titulares do mesmo câmpus: nesse caso, o candidato menos votado será suplente.

A escolha dos representantes será feita por meio de votação eletrônica entre 1º e 3 de junho. Cada votante receberá em seu e-mail o endereço do site para votação, um nome de usuário e uma senha pessoal para votar. Há casos, porém, em que pode ocorrer a votação manual. Essa modalidade pode ser adotada para pessoas com deficiência impossibilitadas de usar o meio eletrônico, por falha técnica no sistema de votação on-line ou em casos omissos que a Comissão Eleitoral julgar necessário.

Estão aptos a votar os estudantes matriculados em cursos regulares do IFSC até 10 de maio. Alunos de cursos de formação inicial e continuada (FIC) não participam da eleição.

Haverá também eleição para representantes de servidores do IFSC nos dois órgãos e ainda para o Colegiado de Desenvolvimento de Pessoas (CDP). Clique aqui para informações sobre o processo eleitoral para representantes dos servidores.

Egressos

Os ex-alunos do IFSC podem concorrer a duas vagas de representante titular e duas de suplentes no Consup. A escolha será feita por sorteio público a ser realizado em 3 de junho, às 14h, no auditório da Reitoria (Rua 14 de Julho, 150, Coqueiros, Florianópolis). Não é necessária a presença do candidato no local do sorteio. Os dois primeiros nomes sorteados serão designados representantes titulares dos egressos no Consup e o terceiro e quarto nomes, os suplentes.

Qualquer pessoa que tenha concluído um curso do IFSC pode ser representante dos egressos no Consup. Não podem se candidatar, porém, ex-alunos que sejam atualmente servidores do IFSC ou que estejam novamente matriculados em cursos da instituição no dia da inscrição.

As inscrições devem ser feitas com o envio de documentos exigidos no item 4 da Resolução 16/2016 do Consup, que regulamenta o processo de escolha por sorteio, para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..