Vídeo em Libras

A acadêmica do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia, do IFSC Palhoça Bilíngue, Jennifer Candido, produziu a Exposição Fotográfica Multimídia “Clube da Luta – 10 anos”, que ficará em cartaz de 8 de setembro a 16 de outubro, no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MISSC), em Florianópolis. A exposição contará com vários recursos de acessibilidade. O seu lançamento será nesta quinta-feira (08), às 19 horas, com o show da banda All Stars, interpretado na Língua Brasileira de Sinais.

O Clube da Luta foi um movimento idependente e colaborativo da cena cultural e musical de Santa Catarina, protagonizado por bandas catarinenses de rock que buscavam um espaço para apresentar seus trabalhos autorais, conquistando espaço na mídia local e nacional, de 2006 a 2009, tendo sido documentado pelas lentes do fotógrafo Cassiano Ferraz.

Serão apresentadas mais de 700 ampliações fotográficas, selecionadas entre quase 20 mil arquivos. Além de exibições de clipes das bandas que integraram o movimento, documentário Clube da Luta (O Mago, 2010), cartazes, CDs, clipagem de notícias, entre outros materiais promocionais reunidos pelas próprias bandas. As fotos exibidas serão instaladas com o recurso de reduzir a altura de visualização para contemplar os cadeirantes, os vídeos apresentarão legendas e as fichas técnicas terão versão em braille.

A exposição inclui ainda algumas outras atividades, como a oficina de fotografia de shows, voltada à comunidade surda, ministrada por Cassiano Ferraz, com a colaboração da intérprete de Libras Natália Rigo, em 17 de setembro, às 14 horas. Já em 23 de setembro será a vez do “Discotecando no MIS-SC”, quando em paralelo à exposição, os Djs Grazi Meyer e Gustavo Monteiro, ambos participantes do Clube da Luta, irão comandar o discos de vinil. Durante todo o período em cartaz, o museu terá som ambiente com as músicas das várias bandas que integraram o movimento.

A iniciativa conta com o apoio do IFSC, por meio do Aproex nº. 02/2016, um edital de recursos da própria Instituição, que contempla projetos de extensão propostos por alunos e servidores. Além da acadêmica, está envolvido o Professor de Desenho e Animação, David Pereira Neto. “A exposição busca proporcionar uma imersão saudosista e histórica dos três anos desse importante movimento para a música catarinense, respeitando a acessibilidade e proporcionando uma experiência completa para todos, além de aproximar os alunos de iniciativas artístico culturais gratuitas e fomentar o consumo de produtos culturais”, explicou a produtora cultural e estudante do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, Jennifer Candido.

Por Sônia Santos | Relações Públicas IFSC