Vídeo em Libras

Os calouros e os estudantes que retornarem às aulas no Câmpus Palhoça Bilíngue nesta segunda-feira, dia 10, vão encontrar novidades na estrutura física e algumas obras ainda em andamento. Durante o período de férias sem aulas e outras atividades acadêmicas, o câmpus passou por reformas e adquiriu equipamentos para melhor atender a comunidade.

Uma das obras mais importantes é a colocação do contêiner que vai abrigar o grêmio estudantil e centros acadêmicos. Localizado perto da caixa d’água do câmpus, ele já foi equipado com aparelhos de ar condicionado, energia elétrica e mobiliário, faltando apenas a internet, que será instalada após a contratação de empresa para expandir a rede de fibra óptica do câmpus.

Com a ida dos órgãos de representação estudantil para o contêiner, a sala que era dividida entre eles e o espaço de convivência para estudantes, no andar térreo do câmpus, perdeu as divisórias e agora vai ser usada inteiramente como local de convivência. Além da área ampliada, a sala ganhou mobiliário novo e uma pia. “Essa era uma demanda dos alunos, porque muitos usam aquele espaço para fazer suas refeições”, conta a coordenadora de Compras, Orçamento e Finanças do Câmpus Palhoça Bilíngue, Patrícia Müller Vidal.

No terceiro piso do câmpus, há duas novidades para os estudantes. A secretaria acadêmica passa a funcionar toda em uma sala própria, localizada no mesmo corredor onde antes ficava a mesa onde eram feito o atendimento pelo setor. A poucos metros dali, foi instalada uma sala para atendimento individual de estudantes.

Espaço interno

Foram feitas obras também em outras áreas internas do câmpus, como reformas no Laboratório de Química, no Palco das Artes e no setor de almoxarifado, pintura de alguns corredores e salas de aula, instalação de nove aparelhos de ar condicionado (inclusive na sala dos assistentes de alunos, que vai funcionar no hall de entrada do prédio), troca de piso na cantina e reparos em vidros e corrimãos que estavam danificados. No Laboratório de Pedagogia Bilíngue, foi instalado piso vinílico. “O laboratório recebe crianças e esse piso tem um conforto térmico melhor”, explica Patrícia.

Espaço externo

Além do contêiner, haverá mais mudanças no espaço externo do câmpus. No estacionamento, foi feita manutenção no pavimento e instalação de um bicicletário com espaço para 20 bicicletas. No prédio, as paredes externas foram pintadas e o letreiro na fachada passou por manutenção e reparos.

Por Felipe Silva | Jornalista