Vídeo em LibrasO estudante Marcos Danilo do Nascimento, do curso de tecnologia em Produção Multimídia do Câmpus Palhoça Bilíngue, conquistou a única vaga disponibilizada pelo IFSC para participar do Projeto Lapassion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network ). Por meio do programa, ele terá a oportunidade de ficar 10 semanas em Pelotas para trabalhar em uma pesquisa com alunos de outras instituições do sul do Brasil e também de Portugal, da Finlândia, da Espanha, do Uruguai e do Chile. É a primeira vez que o IFSC participa do programa.

O projeto pode ser definido como Práticas Latino-Americanas e Habilidades Interpessoais em uma Rede Orientada para a Inovação do Programa Erasmus+, da União Europeia e da Iniciativa de Fortalecimento e Capacitação para Instituições de Ensino Superior, gerenciada pela Agência de Execução Educacional, Audiovisual e Cultural (EACEA). O objetivo é que os estudantes criem uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas instituições de ensino superior. Agora em 2020, as atividades serão realizadas em Pelotas no Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSUL).

Aos 22 anos, Marcos está na quinta fase do curso de Produção Multimídia e decidiu se inscrever no programa em busca de uma experiência de intercâmbio. “Me inscrevi para o projeto com objetivo de realizar esse sonho do intercâmbio e estar num ambiente que me comunicarei em inglês e conhecerei novas pessoas”, conta.

Para participar do programa, Marcos receberá um auxílio de R$ 4,2 mil para todo o período. O jovem aguarda agora pelo início das atividades em Pelotas em 23 de março. “Minha expectativa é trocar experiências, conhecer novas pessoas e melhorar ao máximo meu inglês”, afirma.

Esta não é a primeira vez que o aluno ficará fora de casa por um tempo. Antes de estudar no Câmpus Palhoça Bilíngue, o jovem morava em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. “Foi uma mudança muito grande para mim, pois estaria a 700 km de casa, mas novas aventuras trazem novas experiências e vivências e me senti preparado para esse novo desafio”, destaca.

* O projeto foi suspenso temporariamente devido a medidas de contenção do coronavírus. Saiba quais são as medidas tomadas pelo IFSC (atualizado em 12/03/2020, às 18h).