Se você não completou o ensino médio e precisa comprovar seu grau de conhecimento, pode solicitar o Certificado de Conclusão de Ensino Médio ou Declaração Parcial de Proficiência. O IFSC emite esses documentos para quem fez a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2016 e para quem realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) a partir de 2017.

A grande novidade é que agora o documento fica pronto em até 48h e tudo é feito de maneira online. Se você indicou o IFSC como unidade certificadora, veja o passo a passo de como solicitar seu certificado no vídeo abaixo:

Faça sua solicitação clicando aqui

Conheça os pré-requisitos para a solicitação:

Se você fez o Encceja:

• - Não ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada;
  • - Ter, no mínimo, 18 anos completos na data da primeira prova de cada edição do Exame;
  • - Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exames e o mínimo de 5 pontos na Redação.

Se você fez Encceja e não obteve nota para solicitar a certificação pelo Ensino Médio, pode pedir a Declaração Parcial de Proficiência em qualquer das áreas de conhecimento (Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias).

Nesse caso, os pré-requisitos são:

- Ter atingido o mínimo de 100 pontos em cada área de conhecimento;
- Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o candidato deve ter atingido duas notas mínimas ao mesmo tempo: o mínimo de 100 pontos na prova objetiva, assim como o mínimo de 5 pontos na prova de redação em uma mesma edição do exame.

Se você fez o Enem até 2016:

- Não ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou privada;
- Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data do primeiro dia de prova do Enem;
- Ter atingido, no mínimo, 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em cada área (para exames realizados a partir de 2012);
- Ter atingido, na mesma edição do exame, o mínimo de 500 pontos na redação e o mínimo de 400 pontos na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados entre 2009 e 2011) ou 450 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (para exames realizados a partir de 2012).

Veja também outros tutoriais e mais informações em https://www.ifsc.edu.br/certificacao-do-ensino-medio

Se você escolheu o Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC para emissão do seu certificado ou da sua declaração parcial, mas ainda tem dúvidas, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..