Vídeo em LibrasO IFSC abriu nesta quinta-feira (18) as inscrições para os cursos técnicos integrados, também chamados de ensino médio técnico, que iniciarão as atividades no primeiro semestre de 2022.

No Câmpus Palhoça Bilíngue estão sendo oferecidas 100 vagas, em duas opções de cursos voltadas aos alunos que já terminaram o 9º ano ou vão terminar até a data da matrícula no IFSC.

Todos os cursos são gratuitos e também não há cobrança de taxa de inscrição para participar do processo seletivo, que será por sorteio.

Como se inscrever

As inscrições vão até 16 de dezembro e podem ser realizadas por meio do portal do câmpus, em www.palhoca.ifsc.edu.br. Ao acessar o site, o interessado deve:

- selecionar a opção “Inscreva-se”
- selecionar a opção “Quero me inscrever”;
- escolher o município ou câmpus em que pretende estudar;
- selecionar o curso;
- preencher todos os dados solicitados;
- assinalar opção por ampla concorrência ou sistema de cotas;
- conferir todos os dados; e
- salvar o comprovante de inscrição.

Sobre os cursos

As opções oferecidas no Câmpus Palhoça Bilíngue tratam-se de cursos técnicos integrados, ou seja, aqueles em que o aluno faz o ensino médio junto com a parte profissionalizante, ao mesmo tempo. Os cursos com inscrições abertas são:

- Técnico Integrado em Tradução e Interpretação de Libras-Português
Duração: 4 anos
Turno: matutino (aulas de segunda a sexta-feira)

- Técnico Integrado em Comunicação Visual
Duração: 4 anos
Turno: vespertino (aulas de segunda a sexta-feira)
Vagas: 40 vagas para ouvintes (com aulas ministradas em Língua Portuguesa) e 20 para surdos sinalizantes da Libras como primeira língua (com aulas ministradas em Libras)

Processo seletivo, resultado e matrículas

A seleção é por meio de sorteio público, que acontecerá às 15h30min de 20 de dezembro de 2021. Os candidatos poderão concorrer a um único curso dos listados no edital de ingresso nº 11/2022/1, independentemente do sistema de vagas. Se mais de uma inscrição for efetivada, somente a última será considerada válida.

A lista com os selecionados em primeira chamada será divulgada a partir das 18h de 21 de dezembro de 2021. Os selecionados em primeira chamada deverão fazer matrícula on-line, entre 17 e 21 de janeiro de 2022, conforme os procedimentos e os documentos listados, respectivamente, nos itens 6.2 e 6.3 do edital, por meio do link indicado no item 6.3.1.

Segunda chamada

Caso não sejam preenchidas todas as vagas após as matrículas da primeira chamada, será realizada segunda chamada no dia 31 de janeiro de 2022. Na segunda chamada, os candidatos serão convocados para matrícula seguindo a ordem do sorteio realizado em 20 de dezembro e, portanto, não é necessário fazer nova inscrição. As matrículas de quem estiver na segunda chamada devem ser feitas entre os dias 1º e 4 de fevereiro de 2022.

Chamadão

Também entre 1º e 4 de fevereiro de 2022, quem não foi convocado na segunda chamada pode manifestar interesse pelas vagas que eventualmente venham a sobrar no curso de sua escolha. Para isso, basta encaminhar a documentação de matrícula pelo link que consta no item 6.3.1 do edital. Caso as vagas não sejam preenchidas com os nomes da segunda chamada, o câmpus entrará em contato com os candidatos que tiverem manifestado interesse para confirmar a matrícula.

Neste post do Blog do IFSC, explicamos como funciona o Chamadão.

Sobre as vagas

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou com deficiência. Os outros 50% das vagas são destinadas à ampla concorrência.

A listagem completa com os números de vagas reservadas consta no Anexo I do edital

A previsão de início das aulas é 4 de abril de 2022. Em caso de dúvidas, leia o edital ou escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Por Comunicação do Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC