O Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 se encerrou neste domingo (10 de dezembro) com abstenção de 26,2%. Isso corresponde a 6.827 candidatos que estão desclassificados porque faltaram a, pelo menos, um dos dois dias de prova. O índice é menor do que o registrado na edição passada, que ficou em 29,1%. Os candidatos disputam 6.700 vagas, disponibilizadas em 35 municípios catarinenses e distribuídas em 200 cursos de graduação, sendo 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC.

Para realizar a redação os candidatos puderam escolher entre três propostas: um relato de memória, uma carta e uma crônica. No relato de memória o candidato deveria narrar um fato importante que vivenciou. Ao escolher redigir uma carta, a tarefa era direcionar o conteúdo a um ou mais autores de uma das seis obras indicadas como leitura obrigatória do Vestibular Unificado 2024. Na proposta crônica, o candidato deveria abordar a memória que queremos ter deste tempo.

Gabarito e resultado

As provas e os gabaritos preliminares das questões objetivas (proposições múltiplas e abertas) e das questões discursivas estão disponíveis no site https://vestibularunificado2024.ufsc.br.

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) prevê que a divulgação da lista dos candidatos classificados em primeira chamada ocorrerá no final da primeira quinzena de janeiro.

Novidades

A edição 2024 do Vestibular Unificado contou com a introdução do roteiro do filme brasileiro “O ano em que meus pais saíram de férias”, novo gênero literário entre as obras de literatura de leitura obrigatória.

As provas, realizadas neste sábado e domingo, foram impressas com imagens coloridas, diferentemente das outras edições.