Já está disponível na Página do Ingresso o gabarito da prova do Vestibular 2016.2 realizada neste domingo (26), nas cidades de Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e São José.

A data limite para solicitação de recursos quanto às questões da prova é esta segunda-feira (27), até as 18h. Para mais informações sobre recursos, consulte o edital de ingresso.

A divulgação do gabarito definitivo está prevista para dia 1º de julho, a partir das 18h, na página do IFSC. A divulgação dos candidatos aprovados em primeira chamada está prevista para 14 de julho, a partir das 18h.

Clique aqui para ver o índice de abstenção da prova.

Veja também as fotos dos locais de prova.

Redação trata temas abrangentes

A estudante Laura Vilela fez Vestibular para o curso de Engenharia Mecânica no Câmpus Florianópolis. Para ela, o tema da redação estava fácil, por se tratar de temas abrangentes e atuais. Ela optou pelo segundo tema: “Grandes atitudes começam com pequenos atos”, que trazia um post sobre o chamado “jeitinho brasileiro”. Laura ainda está no terceiro ano do ensino médio e fez a prova para treinar. “Foi tranquilo, para treino foi muito bom”, destaca.

O estudante Jefferson Ribeiro Otharan optou pelo primeiro tema da redação, “A importância das lições de vida na formação do indivíduo”. “Foram escolhidos temas mais do dia a dia, não precisava ter tanto conhecimento”, conta. Para ele, que foi um dos primeiros a deixar o Câmpus Florianópolis, “a prova estava com um nível bom, nem tão fácil e nem tão difícil”. Jefferson, que já fez outros vestibulares, diz que desta vez estava mais preparado para ingressar em Engenharia Elétrica.

A prova com questões de somatória exigiu bastante atenção dos candidatos, segundo Lucas Paulo da Cunha, que fez prova para o curso de Engenharia Elétrica. “Tem que estar bem certo do que vai assinalar”, afirma. Sobre a prova de redação, disse que gostou dos dois temas, bastante atuais e abrangentes.

Candidatos escolhem o IFSC de olho no futuro

Dieferson dos Santos Lopes, 23 anos, foi o primeiro candidato a chegar em frente ao portão do Câmpus Joinville, às 11h15. Ele veio de Mafra, distante 134 quilômetros, para fazer a prova para o curso de Engenharia Elétrica, do Câmpus Florianópolis. Formado técnico em eletrotécnica pela Fundação Liberato (RS), ele quer dar sequência na formação. Atualmente, Dieferson trabalha na área de automação industrial, em Mafra. Se passar, ele vai morar em Florianópolis e estudar no IFSC junto com os primos, Thales, e Alisson, que cursam Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, respectivamente.

Maycon da Silva, 21 anos, está há apenas cinco meses em Joinville. Ele e a esposa, Gleissa Kelli, vieram de Belém (PA) em busca de emprego e oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Maycon já está empregado como sushiman, trabalho que aprendeu em Belém. Mas, além de cozinhar, ele gosta de cálculo e engenharia. Resultado: está fazendo o vestibular para Engenharia Mecânica. Ele soube do IFSC ainda em Belém, tanto que sua esposa se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville ainda no Pará. A confirmação saiu quando já estavam em Santa Catarina. Gleissa começou o curso no início do ano no Câmpus Joinville.

Leonardo Cardoso Baia e Leandro Felipe Moreira estão no 8º módulo do curso técnico em Mecânica e não pensam em deixar o IFSC tão cedo. “Sou apaixonado pelo IFSC e pretendo virar professor dessa escola”, conta Leonardo. “O IFSC é uma escola que trouxe muitas oportunidades e abriu o mundo pra mim, tanto em trabalho quanto no lado pessoal”, diz Leandro.

O casal de namorados Vinícius Fiamoncini Martins e Naísa de Fátima Bühler veio junto fazer a prova para o curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar. Para escolher o curso, além de se identificar com a área, os dois pesquisaram o campo de trabalho e viram que é promissor, com vagas no mercado e boa remuneração. O fato do IFSC ser federal e gratuito também contou na decisão. “Só assim a gente tem possibilidade de estudar”, ressalta Naísa.

Por Carla Algeri e Liane Dani / Jornalistas IFSC