Vídeo em LibrasEm reunião realizada em 18 de novembro, o colegiado do câmpus aprovou o acionamento da fase 4 da Política de Segurança Sanitária (PSS) do IFSC no Câmpus Palhoça Bilíngue, conforme Resolução n. 07, a partir de 31 de janeiro de 2022. A referida fase prevê o retorno parcial às atividades administrativas e acadêmicas presenciais, respeitando-se o limite de 80% do público total da instituição. Com isso, irão retornar todas as disciplinas dos cursos regulares do câmpus: técnicos integrados [Tradução e Interpretação de Libras-Português, Comunicação Visual e Manutenção e Suporte em Informática] e superiores [Pedagogia Bilíngue (Libras-Português) e Tecnologia em Produção Multimídia], com exceção das que já foram encerradas em 2021.

Nessa mesma reunião, considerando os requisitos de ocupação dos espaços conforme previstos na PSS, foi aprovada ainda a organização por meio de escalas para revezamento entre os servidores dos setores administrativos e de apoio ao ensino da instituição, a partir de 6 de dezembro, a fim de ampliar os atendimentos presenciais e preparar o câmpus para a implementação da fase 4.

Outro assunto tratado pela Resolução n. 07, foi a manutenção das atividades não presenciais (ANPs), até 18 de março de 2022 [data em que se encerra o segundo semestre de 2021], para as os cursos de especializações em Tradução e Interpretação Libras-Português e Educação de Surdos. Além da aprovação das alterações realizadas no Plano de Segurança Sanitária Covid-19 do câmpus, conforme sugestões feitas pelo Comitê Técnico-Científico (CTC) em seu relatório mensal de outubro, e já noticiadas aqui.

Os estudantes dos últimos módulos, que têm previsão de conclusão do curso no segundo semestre de 2021, e que estejam trabalhando no turno de seu curso, poderão cursar as disciplinas acionadas à presencialidade na modalidade de atividades não presenciais (ANPs) assíncronas [aquelas atividades que não acontecem em tempo real, com a presença ao vivo de professores e alunos], até 18 de março de 2022. Nesse caso, os estudantes deverão entregar à coordenação de seu curso, uma declaração que comprova o vínculo.

Aqueles alunos que necessitam utilizar os laboratórios de informática do câmpus, devido à inacessibilidade às tecnologias de informação e comunicação [TIC’s], público esse também contemplado na fase 4, deverão agendar data e horário de acesso ao câmpus, por meio do whatsapp da coordenação do curso que pertence. Os respectivos números podem ser conferidos aqui.

O retorno integral das atividades acadêmicas e administrativas está previsto somente na fase 5, cuja autorização para acionamento precisa ser dada pelo Conselho Superior (Consup) do IFSC.

Por Comunicação do Câmpus Palhoça do IFSC