Vídeo em LibrasO Portal do IFSC começa a partir de hoje uma série de matérias sobre novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSC, que entrou em vigor neste ano e tem validade até 2019. Construído coletivamente, com participação de servidores e alunos, o PDI é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento de objetivos, metas e estratégias para suas ações em um horizonte de cinco anos. A cada semana, um capítulo do PDI será divulgado e explicado no portal.

Em seu primeiro capítulo, o PDI trata do perfil institucional do IFSC. Há um texto de apresentação da instituição, histórico do IFSC e a missão, visão e valores da instituição. A missão (frase que sintetiza o propósito para o qual instituição existe) e a visão (frase que indica qual o caminho que a instituição pretende seguir e objetivos que quer alcançar) foram propostas por uma comissão de servidores em 15 agosto de 2013, no Câmpus São José.

O trabalho do grupo foi conduzido pelo servidor Paulo Vítor Tavares, administrador e consultor na área de planejamento estratégico atualmente lotado no Câmpus Florianópolis, que utilizou sua metodologia para analisar o que a instituição faz e como deseja intervir na sociedade. “A partir desse ponto de vista, pensamos no planejamento estratégico do IFSC e nas soluções que o instituto representa para a sociedade e que pode oferecer aos seus públicos”, disse Paulo à época.

As contribuições coletadas junto à comunidade na consulta pública preliminar e no Seminário do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), a Lei 11.892/2008 e a Política de Comunicação do IFSC serviram de base para a construção da missão e da visão. Foram elaboradas alternativas de redação para a missão e a visão, disponibilizadas para apreciação da comunidade.

Quanto aos valores, a Comissão Temática usou material coletado na consulta pública e do novo PPI para propor uma relação de valores, a qual foi encaminhada à Comissão Central e ao Consup para apreciação. Os valores foram aprovados juntamente ao restante do capítulo um e do PPI, em maio de 2014.

SAMSUNGMissão

A atual missão do IFSC definida no PDI é “promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural”. O destaque à promoção da inclusão logo no início do texto indica que essa é uma preocupação já internalizada pela comunidade interna, na opinião da reitora Maria Clara Kaschny Schneider, uma vez que os próprios servidores propuseram e aprovaram a redação.

“A preocupação em promover a inclusão social vem desde a criação de nossa instituição. Quando registramos isso na nossa missão, deixamos claro para a sociedade e para nós que esse é um norte, um caminho a seguir, uma prioridade para o IFSC”, comenta Maria Clara.

Outra novidade na missão em relação a sua versão anterior é indicar que o IFSC tem como um de seus objetivos contribuir para o desenvolvimento cultural. “Isso desfaz a dicotomia que algumas vezes é criada entre a cultura e a ciência e tecnologia. O ser humano precisa ter uma formação completa, por inteiro, e a cultura é importante para isso”, completa a reitora.

Visão

A visão do IFSC coloca que o Instituto Federal quer ser, até 2019, “instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Em relação a visão anterior, a principal diferença é a inclusão da gestão participativa e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

“Quando surge a gestão participativa na nossa visão, isso mostra que ela está assimilada por todos na instituição. E a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é o que traz uma condição de aprendizado completo para os alunos”, diz Maria Clara.

Valores

O PDI lista, ainda, seis valores os quais o IFSC deve prezar, que são: ética, compromisso social, equidade, democracia, sustentabilidade e qualidade. Isso significa que o comportamento de todos na instituição deve se pautar por esses valores. “Nós já tínhamos esses valores internalizados, mas eles não estavam escritos”, afirma Maria Clara.

A ética à qual o PDI refere-se está pautada em transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público. Já o compromisso social baseia-se em reconhecer diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais. A equidade exige que relações sociais e processos de gestão sigam os princípios de justiça e igualdade.

A democracia, de acordo como documento, está ligada aos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade. A sustentabilidade deve ser tanto social como ambiental. Por fim, a qualidade está “pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais”.

Divulgação da missão, visão e valores

Começou na sexta, dia 6, uma campanha de divulgação da missão, da visão e dos valores do IFSC. Banners contendo as redações da missão e da visão e a lista de valores foram produzidos pela Diretoria de Comunicação foram colocados na Reitoria e serão enviados na semana dos dias 9 a 13 para os câmpus. “Conhecer nossa missão, visão e valores fortalece a identidade do IFSC. Temos que conhecê-los e atuar conforme está colocado”, destaca a reitora Maria Clara Kaschny Schneider.