Vídeo em Libras Vídeo em LibrasCom o objetivo de contribuir com os debates acerca de temas que envolvem lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT) outras pluralidades, nas comunidades surdas e ouvintes, surgiu o Pluralize, um site concebido na sala de aula, a partir de uma disciplina que propôs aos acadêmicos do curso superior de Tecnologia em Produção Multimídia, do IFSC Palhoça Bilíngue, o desenvolvimento de um projeto integrador e bilíngue (Libras / Português).

O site aborda assuntos que envolvem comportamento, ativismo, inclusão, cultura, humor, moda, beleza, música, cinema, empoderamento e direitos humanos, sem rótulos, sem definições e com conteúdo acessível em Português e Língua Brasileira de Sinais, o que democratiza o acesso às informações disponibilizadas por meio do endereço  www.pluralize.com.br e nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube. Os trabalhos iniciaram com o lançamento da página no Facebook, em 17 de maio de 2016, data bastante significativa por se tratar do dia mundial de combate à homofobia, lesbofobia e transfobia.

A produção fica ao encargo de seis alunos do curso: Gabby Olivier, Jennifer Candido, Cristiano Felipe, Osmar Hoepers, Juliana Kruger e Lincohn Rosa, com o apoio da tradutora e intérprete de Libras do IFSC, Prisicila Paris. Os vídeos disponibilizados no canal até o momento, alguns com mais de mil visuzalizações, incluem uma apresentação do projeto, esclarecimentos a respeito da transexualidade e entrevistas com personalidades bastantes interessantes, como drag, cantora e ativista do movimento LGBT, Pabllo Vittar, aluna surda e transgênero, Victória Carioni, e o primeiro homem trans operado no Brasil, João W. Nery.

Os conteúdos ainda pouco explorados, as dificuldades de incluir o público surdo em algumas discussões e as ferramentas disponíveis no âmbito da produção multimídia parecem ter sido situações motivadoras para execução do projeto. “Faço parte da comunidade LGBT sinto muita falta de conteúdos da própria comunidade. Por isso, criar conteúdos acessíveis a todas as pessoas, é algo que gera muita satisfação pessoal”, declarou Cristiano“Ressignificamos a comunicação para produzir conteúdo que empodere, informe e inclua a comunidade surda”complementou Jennifer.

Para mais informações acesse: www.pluralize.com.br, www.facebook.com/pluralizesite, instagram.com/pluralizesite ou CanalPluralize.

Por Sônia Santos | Relações Públicas IFSC